O que é Linux ?



Quando começo um período letivo, geralmente converso sobre meu trabalho como desenvolvedor e a importância da escolha de uma arquitetura computacional adequada para o funcionamento de um sistema. Como sou um profissional que usa o sistema operacional Linux, enfatizo muito suas características e, muitas vezes, no meio desta conversa, os alunos me indagam o que é Linux ?

Um computador não trabalha sozinho é necessário um sistema operacional para o gerenciamento dos dados no HD, gerenciamento de memória, etc. O sistema operacional é a “alma” do computador sem um sistema operacional, o computador não pode ligar. Pela sua importância, destaco 3 sistemas operacionais conhecidos no âmbito dos computadores pessoais:

Windows - Utilizado pela maioria, pois já vem instalado nos computadores compatíveis com a arquitetura IBM-PC;

OS X - É o sistema operacional padrão de um Mac, segue a filosofia do sistema operacional ser construído especialmente para um tipo de hardware, geralmente não é instalado em computadores que rodam Windows.

Linux - Odiado por muitos e adorado por poucos tem a característica de ser um sistema operacional feio e de uso extremamente difícil.

O Linux foi construído Linus Torvalds com base no sistema operacional Minix, sua licença é Open Source (código aberto) e pode ser copiada e distribuída para qualquer pessoa. Existem atualmente muitas distribuições segue abaixo a imagem da timeline:

linux timeline

O Linux possui basicamente 2 ambientes

O ambiente gráfico

Utilizado para máquinas pessoais like Windows e permite o uso de editores de textos gráficos, acesso a navegadores, etc. Neste ambiente o usuário possui ferramentas destinadas a um usuário comum, isto é sem a necessidade de possuir um perfil de administrador do sistema.

O ambiente texto

Utilizado em computadores destinado a ser um servidor, é necessário pouco processamento para ser executado e as possibilidades de uso são infinitas pela gama de ferramentas de conectividade, segurança e serviços. Um servidor Linux pode ser:

Um servidor Web ( HTML, PHP, JAVA, Python, Perl, etc);

Um servidor de email;

Um servidor de arquivos;

Um servidor Cloud;

Um servidor de banco de dados;

Um servidor DNS;

Um servidor proxy

Um firewall ;

Um servidor de telefonia IP, entre outros.

Uma das grandes vantagens deste sistema operacional é a possibilidade de instalar os ambientes gráfico e texto em máquina antigas. Para um estudante que queira se aventurar na área de instalação de servidores e configuração de ambientes computacionais seguros de alta performance, vale a pena começar a instalar o Linux em uma máquina virtual e estudar a gama de tutoriais e manuais que estão a disposição de qualquer pessoa.

Para dar um empurrãozinho, segue o link de um dos muitos manuais para começar os primeiros passos neste esplêndido sistema operacional.

Guia Foca Linux

E qual é a melhor distribuição ?

Cabe a você decidir. Seja Livre !!!

;)



Compartilhar

08/06/2016 17h12min24s BRT
Postado por: André Eppinghaus